Drywall também pode ser instalado em áreas molhadas

7 de abril de 2021

No revestimento de áreas molhadas, como banheiros e cozinhas, o drywall deve ser feito com chapas de gesso mais resistentes à umidade e, ainda, impermeabilizadas.

“Para aplicar o sistema drywall em áreas molhadas, é indicado usar chapas de gesso resistentes à umidade, chamadas de chapa verde, feitas com aditivo hidrofugante”, elucida o arquiteto Fagner Mendes Gava, do escritório FMG Arquitetura e Conceito.

Cabe ao aditivo aumentar a resistência das placas ao contato com a água. “Além disso, é necessário impermeabilizar a parte inferior, pois o gesso possui muita porosidade, aumentando a absorção”, comenta Eliene Ventura, gerente técnica da Vedacit/Otto Baumgart.

“A impermeabilização deve ser feita com impermeabilizantes a partir de compostos elastoméricos, que se movimentam de acordo com a contração ocorrida nas chapas de drywall”, explica Fabrizio Portela, diretor geral da Fast Home.

Há diversos tipos de impermeabilizantes para drywall no mercado, mas três deles são mais usados na Construção Civil:

• Membranas de asfalto elastomérico para aplicação a frio – uma vez que sistemas para aplicação a quente, com auxílio de maçarico, não são recomendados para chapas de gesso.
• Membranas acrílicas – proporcionam impermeabilização sem nenhuma emenda, o que garante ausência de pontos fracos e permite a aplicação de qualquer tipo de revestimento.
• Cimento polimérico – composto de cimento, aditivos especiais e agregados minerais, que admite a aplicação de qualquer tipo de revestimento.

Fonte: https://www.aecweb.com.br/revista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *